Domingo, 26 de Dezembro de 2010

2010!

Prestes a chegar ao fim o ano 2010 é hora de fazer um balanço do que nele de importante aconteceu. O mote do nosso festival espelha tudo o que vivemos durante o ano que agora acaba – Por mares nunca d’antes navegados!.

Começamos Janeiro com as habituais actividades de “Cantar das Janeiras”, uma importante iniciativa pois para além de nos das a conhecer na cidade de Viana do Castelo ajuda-nos a amealhar alguns fundos.

Já neste mês a direcção trabalhava na organização da II SEMANA TUNICE que viria a decorrer em Fevereiro.

A SEMANA TUNICE é um evento que pretende mostrar o espírito tunante a toda a academia vianense e é uma forma de tentar “recrutar” mais elementos para a tuna. Assim, a II SEMANA TUNICE correu como nós esperávamos, os alunos aderiram e participaram nas actividades que havíamos preparado. À semelhança da I SEMANA TUNICE, a deste ano abriu com um “Rally das Tascas” pelos mais variados cafés/tascos de Viana do Castelo, culminando com uma festa no Bar Académico. As restantes noites da semana tiveram lugar na discoteca NEW LOOK (agora chamada de PROSAK VIANA) onde os estudantes se puderam divertir ao som do habitual DJ Miguel Guerra. Como não podia deixar de ser, nesta semana a tuna também realizou um jantar. Este jantar, como tantos outros da TUnice, revelou-se muito importantes pois fortaleceu os laços de amizade existentes entre os elementos da tuna. Acabada a II SEMANA TUNICE estava na altura de fazer um balanço e começar de imediato a pensar na sua III edição.

Março foi o mês que se segui e que mês! Foi nos dias 19, 20 e 21 de Abril que fomos a Vila Real participar no II Encontro de Tunas TAUTAD. Esta participação foi “um mundo novo, um sonho de tunantes” pois foi a primeira vez que saímos de Viana do Castelo e nos fomos mostrar a outras academias. A nossa participação correu muito bem e ficará para sempre marcada na história da nossa tuna, como um grande impulso para concretizar o que desejamos. Os três dias de encontro foram apelidados por nós: 1º dia “O sonho começa aqui!”, 2º dia “O sonho é real!” e 3º dia “O sonho não pára!”.

Seguiu-se o mês de Abril. Ensaios, novas músicas, novas coreografias para a Queima das Fitas de Viana do Castelo.

Deste modo, foi em Maio que actuamos para os estudantes do IPVC e que muito bem nos sentimos pois pela primeira vez sentimos o seu apoio e os ouvimos a cantar as nossas músicas. Ainda este mês fomos a Barcelos actuar na Queima das Fitas do IPCA, na noite dedicada às tunas.

Junho e Julho foram meses de ensaios e de algum descanso para a tuna. Porém, já alguns elementos da TUnice começavam a pensar na possibilidade da organização de um festival de tunas femininas.

Em Agosto tivemos o orgulho de participar na Romaria da Nossa Senhora d’Agonia a convite do nosso instituto. Durante estes dias realizamos diversas actuações em vários pontos da cidade de Viana do Castelo com o intuito de espalhar um pouco de alegria. O ponto alto da nossa participação foi o desfile no Cortejo Etnográfico em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Este mês, também, foi importante por outros motivos já que foi quando nos tornamos uma associação juvenil.

Prestes a começar um novo ano lectivo marcamos presença nas matrículas das escolas superiores do instituto com o objectivo de angariar novos membros. Esta iniciativa teve muito sucesso pois de facto conseguimos “recrutar” muitas alunas para a tuna.

Setembro, Outubro e Novembro foram meses de intenso trabalho para o Luzias, quer a nível logístico quer a nível musical.

E em Novembro tivemos o nosso primeiro festival e não só!

Actuamos na Semana de Recepção ao Caloiro do IPVC na discoteca PROSAK VIANA. Fomos ao programa “Praça da Alegria” da RTP1 promover o Luzias. Esta participação correu muito bem e deu-nos ânimo e confiança para o festival que tão próximo estava.

E finalmente chegava a hora… o I LUZIAS – Festival de Tunas Femininas de Viana do Castelo aconteceu nos dias 27 e 28 de Novembro. O espectáculo teve lugar no Castelo Santiago da Barra no dia 27 e contou com a presença da Hinoportuna (extra-concurso) que abriu o festival e, a concurso, da TUN’OBEBES, da TAFUÉ, da TUNAFE e da TCS. A primeira edição do Luzias contou com muita diversão, qualidade musical, espírito tunante… e cerveja! Agradecemos a todos os que nos ajudaram a concretizar este sonho! Obrigada!

Por fim, neste mês que ainda estamos, realizamos algumas iniciativas natalícias. Fomos actuar à ESS para os meninos da Casa dos Rapazes e realizamos um Jantar de Natal da tuna.

Sem dúvida que em 2010 crescemos e nos tornamos mais tuna… mas continuamos aqui para aprender e para deixar orgulhosos todos aquelas que acreditam em nós. Agora esperamos por 2011…


Publicado por TUnice às 14:52
Link do post | Adicionar aos Favoritos
De Jackson a 28 de Dezembro de 2010 às 11:53
Olá TUnice!!!

Lembro-me como se tivesse sido ontem a primeira vez que nos sentamos todas juntas (ESTG, ESE e ESS) para tentar encontrar uma forma de criarmos um tuna do IPVC...sem discriminar escola e sem rivalidades.... quem lá esteve de início sabe bem o que custou e mesmo quem veio para a tuna um tempo depois sentiu o quão difícil foi conseguir desenvolver este sonho...
Passamos por muitas dificuldades, ouvimos coisas que ninguém merece ouvir, sentimos na pele sensações que em nada nos motivavam...mas agora, isso tudo serve para dizer que com esforço, vontade, persistência e muito amor à TUnice, TUDO É POSSÍVEL!!!!!!!
Agora vemos que todas as dificuldades foram apenas pequenas pedras no nosso caminho, com as quais fomos criando vários degraus, que fomos subindo todas juntas e com muito espírito tunante....

A TUnice é um sonho tornado realidade e espero que com o tempo a tuna simplesmente cresça!!! :)

A quem iniciou o sonho....PARABÉNS!!!!!
A quem o continua a desenvolver....FORÇA!!!!!
A quem um dia quiser tornar-se parte desta família.... CORAGEM!!!!

Ser parte da TUnice é ser parte de uma grande família, onde tudo acontece....sorrimos, choramos, chateamo-nos de vez em quando...mas acima de tudo, vivemos rodeadas de grandes amigas com quem podemos contar para tudo e com a força dessa amizade tudo se torna realidade...

Vai TUUUUNNNNAAAAA!!!!

Um beijinho muito especial para todas as que fazem parte desta grande família...a quem já está mais longe (mas não esquece a tuna), a quem todos os dias dá muito de si para manter este sonho real e também a todos os que ajudam e ajudaram a TUnice...pois toda a ajuda é bem-vinda e nós merecemo isso e muitos mais!!!

***BOM ANO DE 2011*** Espero que seja melhor que este que está a acabar....

* * J A C K S O N * *


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.QUERES SER UMA DE NÓS?

Ensaios:
Segunda e Quarta - Centro Académico IPVC ás 21H30

.Repertório

ORIGINAIS
.Luzias - hino
.Bravos Anos
.Tempus Fugit (inst.) ADAPTAÇÕES
.A Minha Terra é Viana
.Sol de Inverno
.Desfolhada
.Barco Negro
.Minho Encantador
.Hoy Estoy Aqui
.Sabor a Mi
.Chamateia
.O Mar Fala de Ti
.Sete Mulheres do Minho
.Sou do Minho
.Verdinho
.Rapsódia de músicas portuguesas
.Saia velhinha

.Contactos

. Morada: Largo 9 de Abril S/nº 4900-339 - Viana do Castelo
.E-mail: tunice@ipvc.pt
.Tlm.918782667

.Agenda 2013

9 de Fevereiro - Festa das Papas do Sarrabulho - Amares 1, 2 e 3 de Março - III Panaceia

.Membros da TUnice

VETERANAS
.Fu
.Sharon
.Pistacha
.Tremoço
.Nestum
.Toca Calos
.Vidrinhos
.Swifer
.Flow
.Jackson
.Roncas

TUNANTES
.Sininho
.MarianOff
.Esponja
.Snisga
.Conas
.Capuchinho
.Narizinho
.Noia
.Fintas
.Amoxa
. Feta
. Cieiro

CALOIRAS
.Fanfarra
.Flashes
.Fraca
.Anónima
.Inem
.Tartaruga

NÉSCIAS
.Alta Cena
.Básica
.Agros
.Fuck

.

.Festivais - Prémios

2011
.VI Capote (Bragança) - Tuna Mais Tuna.Melhor Solista.Melhor Porta-Estandarte
.X De Capa e Saia (Évora) - Melhor Porta-Estandarte
.V Capas Traçadas (Barcelos) - Melhor Tuna.Melhor Porta-Estandarte.Melhor Serenata.Melhor Instrumental
.I Sal&Tuna (Rio Maior) - Melhor Solista

2012
.XII Festival de Tunas da Afrodituna (Vila do Conde) - Melhor Claque
.VII Sellium (Tomar) - Melhor Porta-Estandarte.Melhor Apresentação
. VI Capas Traçadas (Barcelos) - Melhor Porta-Estandarte
. XI Festival de Tunas Femininas da Universidade Portucalense (Porto) - Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Claque

.Arquivos

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

.Pesquisar neste blog