Domingo, 26 de Dezembro de 2010

2010!

Prestes a chegar ao fim o ano 2010 é hora de fazer um balanço do que nele de importante aconteceu. O mote do nosso festival espelha tudo o que vivemos durante o ano que agora acaba – Por mares nunca d’antes navegados!.

Começamos Janeiro com as habituais actividades de “Cantar das Janeiras”, uma importante iniciativa pois para além de nos das a conhecer na cidade de Viana do Castelo ajuda-nos a amealhar alguns fundos.

Já neste mês a direcção trabalhava na organização da II SEMANA TUNICE que viria a decorrer em Fevereiro.

A SEMANA TUNICE é um evento que pretende mostrar o espírito tunante a toda a academia vianense e é uma forma de tentar “recrutar” mais elementos para a tuna. Assim, a II SEMANA TUNICE correu como nós esperávamos, os alunos aderiram e participaram nas actividades que havíamos preparado. À semelhança da I SEMANA TUNICE, a deste ano abriu com um “Rally das Tascas” pelos mais variados cafés/tascos de Viana do Castelo, culminando com uma festa no Bar Académico. As restantes noites da semana tiveram lugar na discoteca NEW LOOK (agora chamada de PROSAK VIANA) onde os estudantes se puderam divertir ao som do habitual DJ Miguel Guerra. Como não podia deixar de ser, nesta semana a tuna também realizou um jantar. Este jantar, como tantos outros da TUnice, revelou-se muito importantes pois fortaleceu os laços de amizade existentes entre os elementos da tuna. Acabada a II SEMANA TUNICE estava na altura de fazer um balanço e começar de imediato a pensar na sua III edição.

Março foi o mês que se segui e que mês! Foi nos dias 19, 20 e 21 de Abril que fomos a Vila Real participar no II Encontro de Tunas TAUTAD. Esta participação foi “um mundo novo, um sonho de tunantes” pois foi a primeira vez que saímos de Viana do Castelo e nos fomos mostrar a outras academias. A nossa participação correu muito bem e ficará para sempre marcada na história da nossa tuna, como um grande impulso para concretizar o que desejamos. Os três dias de encontro foram apelidados por nós: 1º dia “O sonho começa aqui!”, 2º dia “O sonho é real!” e 3º dia “O sonho não pára!”.

Seguiu-se o mês de Abril. Ensaios, novas músicas, novas coreografias para a Queima das Fitas de Viana do Castelo.

Deste modo, foi em Maio que actuamos para os estudantes do IPVC e que muito bem nos sentimos pois pela primeira vez sentimos o seu apoio e os ouvimos a cantar as nossas músicas. Ainda este mês fomos a Barcelos actuar na Queima das Fitas do IPCA, na noite dedicada às tunas.

Junho e Julho foram meses de ensaios e de algum descanso para a tuna. Porém, já alguns elementos da TUnice começavam a pensar na possibilidade da organização de um festival de tunas femininas.

Em Agosto tivemos o orgulho de participar na Romaria da Nossa Senhora d’Agonia a convite do nosso instituto. Durante estes dias realizamos diversas actuações em vários pontos da cidade de Viana do Castelo com o intuito de espalhar um pouco de alegria. O ponto alto da nossa participação foi o desfile no Cortejo Etnográfico em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Este mês, também, foi importante por outros motivos já que foi quando nos tornamos uma associação juvenil.

Prestes a começar um novo ano lectivo marcamos presença nas matrículas das escolas superiores do instituto com o objectivo de angariar novos membros. Esta iniciativa teve muito sucesso pois de facto conseguimos “recrutar” muitas alunas para a tuna.

Setembro, Outubro e Novembro foram meses de intenso trabalho para o Luzias, quer a nível logístico quer a nível musical.

E em Novembro tivemos o nosso primeiro festival e não só!

Actuamos na Semana de Recepção ao Caloiro do IPVC na discoteca PROSAK VIANA. Fomos ao programa “Praça da Alegria” da RTP1 promover o Luzias. Esta participação correu muito bem e deu-nos ânimo e confiança para o festival que tão próximo estava.

E finalmente chegava a hora… o I LUZIAS – Festival de Tunas Femininas de Viana do Castelo aconteceu nos dias 27 e 28 de Novembro. O espectáculo teve lugar no Castelo Santiago da Barra no dia 27 e contou com a presença da Hinoportuna (extra-concurso) que abriu o festival e, a concurso, da TUN’OBEBES, da TAFUÉ, da TUNAFE e da TCS. A primeira edição do Luzias contou com muita diversão, qualidade musical, espírito tunante… e cerveja! Agradecemos a todos os que nos ajudaram a concretizar este sonho! Obrigada!

Por fim, neste mês que ainda estamos, realizamos algumas iniciativas natalícias. Fomos actuar à ESS para os meninos da Casa dos Rapazes e realizamos um Jantar de Natal da tuna.

Sem dúvida que em 2010 crescemos e nos tornamos mais tuna… mas continuamos aqui para aprender e para deixar orgulhosos todos aquelas que acreditam em nós. Agora esperamos por 2011…


Publicado por TUnice às 14:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
14 comentários:
De Snisga a 26 de Dezembro de 2010 às 19:51
É com imenso orgulho que grito "Sou uma TUnice !".

Ver esta tuna a crescer dá-me imenso gozo. No primeiro dia em que fui a um ensaio (2008) pensei "Onde raio me vim meter?!", toda a gente cantava para seu lado, ..., ouvi dizerem que não íamos a lado nenhum, não conseguíamos fazer nada sozinhas, ... Pois então, que tudo se mostrou diferente, renovaram-se as marés, ficaram as resistentes e hoje, Dezembro de 2010, navegamos contra adamastores e mantemos velas ao vento. É caso para dizer: "Somos umas meninas de apenas dois anos que desejam crescer e crescer!"!.

Tenho a certeza que os próximos e muitos anos que se avizinham na vida da TUnice vão ser de grande desenvolvimento e se vão fazer muitas SEMANA's TUNICE e muitos LUZIAS para iluminar a cidade de Viana do Castelo.

Força Tunice * Estarei sempre contigo!


De Swiffer a 26 de Dezembro de 2010 às 22:01
Olá Tuna,

Como muita gente sabe eu sou uma das fundadoras da tuna. Não o digo para minha satisfação pessoal mas sim porque é verdade e para poder dar seguimento ao meu comentário.
No inicio era tudo muito complicado, ninguém com experiência e muitas outras coisas dificeis de explicar aqui. Uma coisa minima como modificações no traje era motivo de discussão. Mas conseguimos!
Hoje em dia é muito dificil pra mim partilhar estas experiências com o pessoal activo porque poucas ou nenhumas lá estiveram. Apesar disso, fico feliz por ver que o pouco, ou talvez nada, que fiz deu um empurrãozinho à tuna e fez dela o que é hoje. "Pelo menos ajudei a dar os primeiros passinhos de bebé" - é o que penso por vezes.
Tive dias muito felizes na Tuna, fiz bons amigos, chorei, ri, chorei a rir, ri quando me apetecia chorar...Mas sabem uma coisa? Se hoje pensar nisto tudo que passei sei que a minha expressão vai ser um pequeno sorriso no canto do labio. Uma expressão de felicidade, de saudade e principalmente de orgulho!

Qualquer dia irei partir mas sei que a tuna (espero eu!) fica em boas mãos!
Por isso, deixo uma mensagem: quando pensarem em desistir, ganhem mais força e pensem em todo o trabalho que muitas tiveram para isto algum dia ter existido.
Espero que de alguma forma tenho contribuido para a felicidade das que aqui continuam e fazem o futuro desta tuna.
Obrigada por me terem deixado ser FELIZ com vocês!!!

Uma guitarrada de saudade

Swiffer


De MarianOFF a 26 de Dezembro de 2010 às 22:17
Olá amigas! :)

Não é fácil falar da tuna... são muitas emoções, muitas experiências, muita vida! Sem dúvida que a TUnice me mudou e me engrandeceu a minha curta passagem pelo IPVC. São apenas três anos mas muito bem vividos.
2010 foi um ano muito importante para nós e fez-nos crescer... começamos a lidar com outras tunas e finalmente saímos de Viana. Lutamos contra muitas vozes que sempre nos deitaram abaixo e nos dificultaram a vida e vencemos!
Obrigada a quem criou esta tuna e a quem durante este ano lutou para ela crescer. Obrigada a todos os que durante este ano e em outros passados nos ajudaram a crescer e nos deram ânimo e força para continuar.
Aos poucos vamos apresentando novidades e queremos sempre estar na nossa melhor forma e proporcionar um grande espectáculo. Tentamos sempre melhorar as criticas negativas que nos são feitas.
O Luzias foi uma grande marca para nós porque foi fruto de muita luta e porque foi o primeiro... obrigada a quem nos ajudou e incentivou.
Espero que no futuro continuemos a trabalhar como temos trabalhado e ainda mais para um dia sermos das melhores tunas femininas do país.
Tenho muito orgulho em nós! Espero que um dia todos os elementos da TUnice tenham este mesmo sentimento.
Acima de tudo somos família... somos mais que um curso... criamos laços muito fortes que jamais se romperão com o tempo... porque nós temos sempre motivos para voltar a Viana do Castelo.


De Feta a 27 de Dezembro de 2010 às 02:49
Só tenho a dizer que depois de ter este simbolo no traje, sei o que é estar por dentro. Digo e já disse mais que uma vez. A TUnice não é só tuna, é familia, um ombro só que podemos usar quando quisermos.
É com todo o orgulho que estarei com a tuna hoje, amanha e sempre. Que venha 2011!


De MERENDAS (a orgulhosa néscia) a 27 de Dezembro de 2010 às 11:09
Tunice... palavras para que??
A Tunice é a minha familia, faço parte dela a pouquinho tempo mas para mim significa tudo, já passei muito bons momentos com voces e espero vir a passar muitos mais...
Obrigado a todas por me terem recebido tão bem e por me tem feito sentir em casa... ADORO-VOS A TODAS E A FAMILIA TUnice *****


De Esponja a 27 de Dezembro de 2010 às 16:36
Revelação do ano 2010.....TUUUUUUNICE!!!!

Todas nós sabemos que não é fácil estar numa tuna que não se afirmou (ainda) no mundo das tunas, mas a verdade é que vê-la a crescer desta maneira e lutar desta maneira é k nos mostra como é k se chega ao espírito tunante e como é um orgulho vê-la a ultrapassar todas as marés.
O nosso ano 2010 é um daqueles anos que vai ficar marcado para sempre nas nossas vidas, foram muitos sonhos realizados=)=) Sei que vamos continuar a lutar e a crescer ainda mais!!!
Agora apelo a todas as néscias e caloiras, que são aquelas que vão dar continuidade à tuna quando nós já não estivermos a 100% para a tuna (mas a 80% sp)! Aprendam instrumentos, venham para a sede trabalhar nas músicas, venham beber uns copos no fim dos ensaios, porque como já vos disse, a tuna não se faz só nos ensaios, faz-se em todos os momentos que possamos passar todas juntas e vamos tentar fazer com que sejam cada vez mais frequentes!!!!
"Quando não tens ninguém, eu estou cá...eu estou cá
E quero-te tão bem..."

Sei que vamos ser muito grande pessoal.....

E agoraaaaa... venha Bragançaaaaaaaaa=)=)=)=)


De Nestum a 27 de Dezembro de 2010 às 17:41
Olá minha lindas...

TUnice.....é de facto um fenómeno sem palavras para o descrever...enkuanto somos estudantes, a tuna liga-nos a um ambiente de borga, diversão, amizade, companheirismo, e muita coisa mais...mas kuando saímos da faculdade, kuando acabamos os cursos, e a vida começa a valer e a doer, sentimos uma dimensão muito maior da palavra tunice...

Sempre que vimos a um ensaio, sentimos aquela ligação ao mundo de fantasia que viviamos enquanto estudantes, reencontrar amigos, relembrar bebedeiras e borgas, vestir o traje, olhar para o emblema no braço e sentir orgulho em o ter...

A TUnice tem um significado muito grande para mim, eu vi-a a nascer, a crescer, a ultrapassar barreiras atrás de barreiras e a tornar-se grande!!!!

Os feitos que adquirimos este ano são notáveis, e nada disto teria acontecido senão houvesse amor pela tuna! Obrigado a todas as pessoas que tornaram este sonho realidade (e a mim também), pk ver o que eramos e o que somos hoje é fantástico...

Obrigado TUnice...*


De Jackson a 28 de Dezembro de 2010 às 11:53
Olá TUnice!!!

Lembro-me como se tivesse sido ontem a primeira vez que nos sentamos todas juntas (ESTG, ESE e ESS) para tentar encontrar uma forma de criarmos um tuna do IPVC...sem discriminar escola e sem rivalidades.... quem lá esteve de início sabe bem o que custou e mesmo quem veio para a tuna um tempo depois sentiu o quão difícil foi conseguir desenvolver este sonho...
Passamos por muitas dificuldades, ouvimos coisas que ninguém merece ouvir, sentimos na pele sensações que em nada nos motivavam...mas agora, isso tudo serve para dizer que com esforço, vontade, persistência e muito amor à TUnice, TUDO É POSSÍVEL!!!!!!!
Agora vemos que todas as dificuldades foram apenas pequenas pedras no nosso caminho, com as quais fomos criando vários degraus, que fomos subindo todas juntas e com muito espírito tunante....

A TUnice é um sonho tornado realidade e espero que com o tempo a tuna simplesmente cresça!!! :)

A quem iniciou o sonho....PARABÉNS!!!!!
A quem o continua a desenvolver....FORÇA!!!!!
A quem um dia quiser tornar-se parte desta família.... CORAGEM!!!!

Ser parte da TUnice é ser parte de uma grande família, onde tudo acontece....sorrimos, choramos, chateamo-nos de vez em quando...mas acima de tudo, vivemos rodeadas de grandes amigas com quem podemos contar para tudo e com a força dessa amizade tudo se torna realidade...

Vai TUUUUNNNNAAAAA!!!!

Um beijinho muito especial para todas as que fazem parte desta grande família...a quem já está mais longe (mas não esquece a tuna), a quem todos os dias dá muito de si para manter este sonho real e também a todos os que ajudam e ajudaram a TUnice...pois toda a ajuda é bem-vinda e nós merecemo isso e muitos mais!!!

***BOM ANO DE 2011*** Espero que seja melhor que este que está a acabar....

* * J A C K S O N * *


De Pistacha a 29 de Dezembro de 2010 às 04:45
:)

Como não poderia deixar de ser, e como tunante ausente mas presente que sou, não poderia deixar de vir cá colocar um recadinho.

Usando um pouco das palavras que fui lendo por aqui, efectivamente 2010 foi o ano, que mais tarde recordaremos como uma data especial. :) Até aqui a tuna tinha lutado com unhas, dentes e capa para podermos ser reconhecidas como um conjunto de malucas que havia decidido juntar-se para algo mais que umas desgarradas e uns copos. A vontade de querer fazer algo digno de representar a terra de Viana, fez com que este 2010, fosse a prova de fogo em muitos aspectos, o repertório, sair de Viana e agora bem mais recentemente o bebé que custou por muitos motivos a fecundar, mas que desde o mês passado que nasceu, e agora sei que todas uniremos esforços para ve-lo crescer e dar-lhe toda a educação que for precisa, o Luzias.
Eu sou a primeira a apontar o dedo a mim mesma, porque em momentos pensei pra mim, como expressei o meu pensar, e julguei que o nosso bebé não seria sequer fecundado. Mas aqui publicamente expresso um louvar às "miudas" que deixamos na tuna, que batalharam muito para que tudo fosse avante, e calaram muitas bocas, até mesmo a minha.
E se antes eu tive pensamentos descrédulos, hoje, com o peito cheio de orgulho, acredito cada vez mais que nós, se unirmos todas as forças vamos por esse Portugal fora dar cartas,e mostrar que as mulheres do minho, não são apenas mulheres de pelo na benta, são também mulheres de sangue na guelra e de mangas arregaçadas, prontas pra ir muito longe, se for o caso.
E não sei se mais palavras serão necessárias.
2010 foi efectivamente o ano da reviravolta, e mais? Esperemos pelos proximos episódios, que serão sem duvida excelentes!

E para quem está de fora, e sente sempre um aperto muito grande por querer estar e não está, só tenho a dizer que para mim a tuna é isto : "Pasaran mas de mil anos muchos mas
Yo no se si tenga amor la eternida
Pero alla tal como aqui
En la boca llevaras sabor a mi"

E por mais anos que possam passar, não na boca, mas no coração, terei sempre este amor incansável a esta tuna, a esta causa, a esta cidade, e principalmente, as pessoas que conheci e que amo, que permitiram que eu hoje seja o que sou.

2011 será melhor, e cada ano mais, mais e mais..
Beijos a todas as Tunices!!

Se eu poderia ter vivido a minha vidinha académica sem ter pertencido a uma tuna? Poder podia, mas não era a mesma coisa! :)

Vai tunaaaaaaaaaaaaa
Vai tuuuuuuuuuuuuuuu
Vai tuuuuuuuuuuuuuuu
Vai TUniceeeeeeeeee!!

Saudações saudosas da tunante Pistacha.

Liliana Pinho ;)


De Conas a 3 de Janeiro de 2011 às 16:20
2010 foi o ano, o ano do sonho, o ano das conquistas, o verdadeiro ano que momento a momento começamos a dar passos verdadeiros para a nossa revelação como Tuna, como TUNICE.
Quando olho para trás vejo os momentos mais marcantes para mim nesta Tuna e tento nunca me esquecer deles nesta caminhada futura que pretendemos realizar. Aprendi muito, mas das coisas mais importantes que retirei de todo este ano foi: é possivel acreditar, sonhar e lutar pelo que mais desejamos. Basta querer! Tudo é possivel se juntos remarmos para o mesmo lado independentemente das marés que se imponham. Assim, naturalmente os feitos acontecem e a tuna cresce.
Vila Real, começa o sonho, fortalecem-se os laços, e faz-se tuna. depois daqui ninguém nos parou e assim espero que continue. A partir deste momento cada momento em tuna foi diferente e só assim foi possivel o grande, o glorioso, o vitorioso, o pioneiro, o sentido, o menino dos nossos olhos, o ILUZIAS. A sensação de ver aquele auditório quase cheio, de ver os bilhetes a fugirem-me das mãos (até mesmo ao intervalo), a ansiedade de saber o que se passava lá dentro, o querer que tudo corresse bem... e a entrada em palco, o medo dissipasse, os nervos vão se embora e apenas ficam quase em eco nos meus ouvidos o som das palmas, e a sensação de NÓS CONSEGUIMOS. É só conseguimos porque acreditamos porque a tuna se uniu e mesmo com pequenos pormenores o ILUzias foi possivel.
Por isso, e já com saudades, a todas as pessoas que ficam para o ano a 100%, acreditem na tuna, lutem por ela, vivam cada momento, cada copo, chorem, riam, sintam cada música, pensem em cada letra, trabalhem e façam a tuna ser ainda mais uma tuna de relevo. A todos os elementos desta tuna, obrigado por me ajudarem a viver este sonho, nem sempre fui o exemplo, mas esta tuna e a coisa que mais saudades me deixará no proximo ano.

"Não me envergonho de viver neste sonho porque nele eu posso voar..."

Beijinhos

Conas


De Fintas a 29 de Janeiro de 2011 às 20:31
Quando me sentir inspirada para escrever sobre o que para mim é a Tunice , o que já vivi com esta tuna, farei-o . Isto porque há muito para contar!!


Comentar post

.QUERES SER UMA DE NÓS?

Ensaios:
Segunda e Quarta - Centro Académico IPVC ás 21H30

.Repertório

ORIGINAIS
.Luzias - hino
.Bravos Anos
.Tempus Fugit (inst.) ADAPTAÇÕES
.A Minha Terra é Viana
.Sol de Inverno
.Desfolhada
.Barco Negro
.Minho Encantador
.Hoy Estoy Aqui
.Sabor a Mi
.Chamateia
.O Mar Fala de Ti
.Sete Mulheres do Minho
.Sou do Minho
.Verdinho
.Rapsódia de músicas portuguesas
.Saia velhinha

.Contactos

. Morada: Largo 9 de Abril S/nº 4900-339 - Viana do Castelo
.E-mail: tunice@ipvc.pt
.Tlm.918782667

.Agenda 2013

9 de Fevereiro - Festa das Papas do Sarrabulho - Amares 1, 2 e 3 de Março - III Panaceia

.Membros da TUnice

VETERANAS
.Fu
.Sharon
.Pistacha
.Tremoço
.Nestum
.Toca Calos
.Vidrinhos
.Swifer
.Flow
.Jackson
.Roncas

TUNANTES
.Sininho
.MarianOff
.Esponja
.Snisga
.Conas
.Capuchinho
.Narizinho
.Noia
.Fintas
.Amoxa
. Feta
. Cieiro

CALOIRAS
.Fanfarra
.Flashes
.Fraca
.Anónima
.Inem
.Tartaruga

NÉSCIAS
.Alta Cena
.Básica
.Agros
.Fuck

.

.Festivais - Prémios

2011
.VI Capote (Bragança) - Tuna Mais Tuna.Melhor Solista.Melhor Porta-Estandarte
.X De Capa e Saia (Évora) - Melhor Porta-Estandarte
.V Capas Traçadas (Barcelos) - Melhor Tuna.Melhor Porta-Estandarte.Melhor Serenata.Melhor Instrumental
.I Sal&Tuna (Rio Maior) - Melhor Solista

2012
.XII Festival de Tunas da Afrodituna (Vila do Conde) - Melhor Claque
.VII Sellium (Tomar) - Melhor Porta-Estandarte.Melhor Apresentação
. VI Capas Traçadas (Barcelos) - Melhor Porta-Estandarte
. XI Festival de Tunas Femininas da Universidade Portucalense (Porto) - Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Claque

.Arquivos

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

.Pesquisar neste blog